top of page
college-graduate-student-diploma-piggy-bank.png

ACESSE NOSSO BLOG

Aprenda as melhores práticas, estratégias comprovadas e insights poderosos para levar sua empresa ao topo. Não perca mais tempo, acesse agora e transforme sua jornada empresarial com nosso conteúdo exclusivo.

Pedra no meio do Caminho

  • Foto do escritor: Marcelo Fioravante
    Marcelo Fioravante
  • 30 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

“No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.”

Carlos Drummond de Andrade, em 1928, inspirado sabe-se lá por qual divindade ou energia cósmica, escreveu o célebre poema “no meio do caminho”.


E não há nada mais atemporal e ecumênico que essa pérola poética.


Passados quase cem anos, as pedras no caminho continuam surgindo na vida de todos nós, e essas desafiadores criaturas minerais sempre nos levam a desfalques financeiros.


O desfalque financeiro, ou quebra de caixa, é quando uma família ou empresa é acometida por um grande imprevisto, uma grande turbulência, e as receitas daquele mês não são suficientes para arcar com aquelas despesas não planejadas. Agora imagine essa situação se repetindo, semana após semana, mês após mês. Muitas pedras no caminho tornam a passagem impossível, por assim dizer.


Para que as pedras que sempre surgem no nosso caminho não sejam motivos de parada, e sim de desvios estratégicos, algumas sugestões simples são sempre bem vindas.


Uma das mais recomendada por todos os especialistas em finanças é a criação de uma reserva de emergência. É uma árdua tarefa, pois nos obriga a olhar para o futuro em detrimento de gozar o prazer momentâneo. Mas é sábia decisão quando se torna parte do cotidiano da família ou da política da empresa. Que se acrescente à essa sugestão uma preciosa dica: não espere o mês terminar para ver o quanto sobrou e então guardar, pague-se primeiro.


Em consonância à criação da reserva, recomenda-se pormenorizar despesas fixas bem definidas, mais uma pequena porcentagem para despesas extraordinárias, e olhar atento às despesas de estação. Apenas esclarecendo, as despesas de estação são aquelas que nos acometem em determinados meses do ano, como são as estações (exemplo são gastos com presentes diversos, IPVA, ajuste de IR, matrícula e material escolar). Essa ação é fundamental para que as tais pedras no caminho não nos sufoquem tampouco nos levem ao cenário de bancarrota.


Poema belo, com convite à reflexão: você está pronto para usas as pedras que surgirem no seu caminho?


Marcelo Fioravante

Consultor Empresarial

 
 

Posts recentes

Ver tudo
Quer viajar de graça?

Vou te fazer um convite: viajar com tudo pago pela Boa Fortuna. Aposto que a curiosidade bateu para saber os detalhes do convite,...

 
 

PRECISA DE AJUDA PARA GERENCIAR SUA EMPRESA?

Nós sabemos que cada empresa é única, e é por isso que oferecemos soluções personalizadas para ajudá-lo a atingir seus objetivos

WhatsApp
bottom of page